[ editar artigo]

Quais as vacinas devem ser tomadas nos primeiros anos de vida?

Quais as vacinas devem ser tomadas nos primeiros anos de vida?

As duas primeiras vacinas que o bebê recebe são a BCG (para combater a tuberculose) e Hepatite B, as duas são aplicadas ainda na maternidade.

A Vacina BCG é uma dose única e é aplicada no braço direito do bebê, normalmente após um mês da aplicação aparece uma feridinha no local, conhecida como "pega vacinal", essa feridinha pode ficar inflamada e até com um pouco de pus é importante lavar apenas com água e sabão durante o banho e NUNCA espremer ou usar qualquer pomada sem orientação médica.

Aos dois meses de idade o bebê deve receber duas injeções com as seguintes vacinas: contra difteria, coqueluche, tétano, hepatite B (segunda dose), paralisia infantil, e contra duas bactérias graves responsáveis por quadros de pneumonia e meningite em bebês: haemophilus influenzae e pneumococos. Além dessas o bebê recebe a gotinha oral contra alguns tipos de rotavírus.

Aos três meses o bebê recebe a vacina contra um tipo gravíssimo de meningite e a partir daí deve fazer os reforços mensalmente até os seis meses de idade.

IMPORTANTE

EVITE DAR LEITE PARA A CRIANÇA UM POUCO ANTES E UM POUCO DEPOIS DAS VACINAS. A CRIANÇA PODE VOMITAR E ATRAPALHAR A ABSORÇÃO DA VACINA ORAL CONTRA O ROTAVÍRUS.

É normal ter febre após as vacinas?

Não são todos os bebês que apresentam reações, a febre é uma reação muito comum, normalmente é menor que 39°C e pode acontecer até 48 horas após a aplicação da vacina. Geralmente cede com o uso de antitérmicos prescritos pelo pediatra. ATENÇÃO mamães nunca medique seu filho sem orientação médica.

Alguma criança não pode receber a vacina?

Somente em situações muito especiais a vacina não pode ser administrada, por exemplo, crianças que tenham algum tipo de imuno depressão e que, por isso, não conseguem produzir anticorpos necessários para a proteção.

Quando a vacina deve ser adiada?

Quando o bebê nasce com alguma lesão no braço direito, neste caso é melhor esperar para aplicar a BCG.

Quando a criança no dia da vacinação apresentar um processo infeccioso com febre.

Caso a criança tenha ficado internada e recebido sangue ou hemoderivados até duas semanas antes da data de administração da vacina.

Se a criança estiver com vômito e diarreia, deve-se adiar a vacina oral contra o rotavírus.

As vacinas são um grande avanço da medicina na prevenção contra doenças que antes eram responsáveis por mortes ou sequelas gravíssimas como a paralisia infantil e alguns tipos de meningites.

Siga corretamente o calendário de vacinação infantil, ofereça ao seu filho uma vida saudável. Nunca deixe de vacinar seu filho!

Comunidade Bebê 123
Comunidade Bebê 123
Comunidade Bebê 123 Seguir

Redação Bebê 123

Ler matéria completa
Indicados para você